Objetivos.
A disciplina história, ministrada nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental, tem como, principal, desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade. O aluno deve ser conduzido pelo professor para que possa compreender o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade. Os alunos devem ser estimulados a utilizar questionamentos, Como? Porque? Para que?
Conteúdo do 1º bimestre
- Europa: as migrações e o feudalismo.
- Igreja e poder na Idade Média.
- A Idade Média e o Oriente.
Conteúdo do 2º bimestre
-A Baixa Idade Média europeia.
- A expansão ultramarina europeia.
- África: dos reinos antigos ao trafico atlântico de escravos.
Conteúdo do 3º bimestre
- O Renascimento cultural
- A Reforma religiosa
O Estado absolutista europeu
O mercantilismo e a colonização da América.
Conteúdo do 4º bimestre
- A administração na América portuguesa
-O açúcar e a América portuguesa
- As fronteiras na América portuguesa
- Luxo e pobreza nas Minas Gerais.
Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua e formativa. Para tanto os educandos serão avaliados de diversas formas, dentre as quais destacam-se:
- avaliação atitudinal (postura em sala, respeito aos colegas e ao professor, pontualidade, material, entrega de tarefas, participação)
- avaliação individual escrita
- trabalhos individuais e em grupo.
Planejamento Anual 2013
Série: 8º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: História.
Prof. Fabricio de Assis.
Objetivos.
• utilizar conceitos para explicar relações sociais, econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a questão da cidadania;
• identificar e analisar lutas sociais, guerras e revoluções na História do Brasil e do mundo;
• fundamentar o entendimento da importância da pluralidade cultural como fator de desenvolvimento das nações.
Conteúdo do 1º bimestre
- Introdução ao mundo contemporâneo
- O Iluminismo e a independência norte-americana.
- A Revolução Francesa
- As rebeliões na América ibérica.
Conteúdo do 2º bimestre
- Napoleão e o Congresso de Viena
- A Revolução Industrial
- A independência na América espanhola
- A independência na América portuguesa
Conteúdo do 3º bimestre
- Os estados Unidos no século XIX
- A Europa no século XIX
- Imperialismo no século XIX
- O Primeiro Reinado
Conteúdo do 4º bimestre
- O período regencial
- O estado Imperial consolidado
- A política do Segundo Reinado
- O fim do Império.
Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua e formativa. Para tanto os educandos serão avaliados de diversas formas, dentre as quais destacam-se:
- avaliação atitudinal (postura em sala, respeito aos colegas e ao professor, pontualidade, material, entrega de tarefas, participação)
- avaliação individual escrita
- trabalhos individuais e em grupo.
Planejamento Anual 2013
Série: 9º ano do Ensino Fundamental
Disciplina: História.
Prof. Fabricio de Assis.
Objetivos.
• refletir sobre as grandes transformações tecnológicas e os impactos que elas produzem na vida das sociedades;
• utilizar fontes históricas em suas pesquisas escolares;
• ter iniciativas e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos.
• fundamentar o entendimento da importância da pluralidade cultural como fator de desenvolvimento das nações.
Conteúdo do 1º bimestre
- Introdução ao estudo do século XX e início do século XXI.
- Brasil: a construção da republica
- Republica: primeiras revoltas populares
- A Primeira Guerra mundial
Conteúdo do 2º bimestre
- A Revolução Russa e a URSS
- Crises e totalitarismo
- Brasil a crise da republica oligárquica
- Vargas no poder
Conteúdo do 3º bimestre
- A segunda Guerra e a queda de Vargas
- Bipolarização: e o mundo dividido
- Brasil: da democracia à ditadura
- América Latina: em busca da democracia
Conteúdo do 4º bimestre
- A descolonização da Ásia e da África
- O fim do bloco soviético
- Uma nova ordem internacional
- O Brasil e a globalização
Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua e formativa. Para tanto os educandos serão avaliados de diversas formas, dentre as quais destacam-se:
- avaliação atitudinal (postura em sala, respeito aos colegas e ao professor, pontualidade, entrega de tarefas, participação)
- avaliação individual escrita
- trabalhos individuais e em grupo.