sábado, 6 de abril de 2013



QUERIDOS ALUNOS A ATIVIDADE DE ARTES DEVE SER ENTREGUE NO DIA DA PROVA DE HISTÓRIA.


CAROS ALUNOS A SEMANA DE PROVA CHEGOU.
E AI VAI OS ASSUNTOS QUE IREMOS TRABALHAR.

9º ANO
REVOLTAS URBANAS.
CAPÍTULO III
PAGINAS 46 A 55.


OBS. NÃO SE ESQUEÇA DE ENTREGA O TRABALHO NO DIA DA PROVA.
CAROS ALUNOS A SEMANA DE PROVA CHEGOU.
E AI VAI OS ASSUNTOS QUE IREMOS TRABALHAR.

8º ANO
REVOLUÇÃO FRANCESA.
CAPÍTULO III
PAGINAS 36 A 52.

OBS. NÃO SE ESQUEÇA DE ENTREGA O TRABALHO NO DIA DA PROVA.
CAROS ALUNOS A SEMANA DE PROVA CHEGOU.
E AI VAI OS ASSUNTOS QUE IREMOS TRABALHAR.

7º ANO
IGREJA E PODER NA IDADE MEDIAM
CAPÍTULO II
PAGINAS 36 A 49

OBS. NÃO SE ESQUEÇA,  DE ENTREGA O TRABALHO NO DIA DA PROVA.
CAROS ALUNOS A SEMANA DE PROVA CHEGOU.
E AI VAI OS ASSUNTOS QUE IREMOS TRABALHAR.
6º ANO
A PRÉ-HISTÓRIA.
CAPÍTULO II
PAGINAS 22 A 41.

OBS. NÃO ESQUEÇA DE ENTREGA O TRABALHO NO DIA DA PROVA.

Atividade trabalhada em sala de aula.


1.      Neste capítulo, você observou as mudanças sofridas pelo ser humano ao longo de milhares de anos e percebeu que, além de mudanças físicas, ele também sofreu mudanças culturais. Retome o para começar e, com base no que você aprendeu neste capítulo, responda no caderno:

a)      Quais as mudanças sofridas pelo ser humano ao longo da Pré-história?
 Aumento do cérebro, aquisição de posição ereta, mudanças das feições do rosto, alongamento do polegar...

b)      E quais as mudanças culturais?
 Domínio do fogo, construção de instrumentos, sedentarizará, prática da agricultura...

      2.Responda em seu caderno e reveja alguns tópicos do capítulo .

a)      Quando teve início a História da Humanidade?
Apesar dos historiadores do século XIX  relacionarem o início da História com o surgimento da escrita (por esse motivo o termo Pré-história), hoje se acredita que a história começou quando o ser humano apareceu sobre a Terra, no início da pré-história há cerca de 5 milhões de anos.

b)      Por que a escrita foi escolhida como marco divisão da História e da Pré-história?
Porque na época em que o termo "pré-história" foi inventado, os historiadores acreditavam que só os povos com escrita tinham História.

c)      Os povos que não tem escrita não tem História? Por quê?
Sim, eles têm, porque a História é o estudo do passado, da relação da humanidade com a natureza e com os outros seres humanos. Todos os seres humanos fazem História e todos os povos tem história.

d)     O que são mitos?
 Os mitos são explicações dos povos do passado sobre a origem do mundo e do ser humano. Essas narrativas eram transmitidas oralmente de uma geração para outra, até chegarem aos dias de hoje. Por meio deles podemos saber como esses povos entendiam e explicavam seu mundo.

e)      Além dos historiadores, que outros cientistas estudam o passado dos homens? o que cada um deles investiga e que materiais utilizam em seu trabalho?
Arqueológos: investigam o passado das sociedades humanas por meio de fósseis e outros vestígios materiais.

 Paleotólogos: estudam a origem e a evolução de todos os seres vivos por meio de             fósseis .

f)        O que marcou a passagem do período Paleolítico par o Neolítico?
O aumento da temperatura do planeta e suas estabilizações provocaram recuo das áreas de geleiras e abundância de vegetação e de animais. Além disso, os indivíduos perceberam que, se um semente caísse na terra, um a nova planta nascia. Perceberam também que era possível domesticar e criar alguns animais.

g)      O que marcou a passagem do período Neolítico para a Idade dos Metais?
Desenvolvimento da técnica de fundir metais.

      3. Copie o quadro comparativo abaixo em seu caderno e complete-o com as   informações pedidas

Período da Pré-história

Paleolítico

Neolítico

Idade dos Metais

Relação dos seres humanos com o espaço em que vivem

Nomadismo

Sedentarismo

Primeiras cidades

Armas e utensílios que utilizavam

Instrumentos de pedra lascada

Instrumento de pedra polida

Instrumentos de metais

Como obtinham alimento

Caça, pesca e coleta

Caça, pesca coleta, agricultura e domesticação de animais

Caça, pesca coleta, agricultura e domesticação de animais