segunda-feira, 25 de março de 2013


  1º observe a gravura feita por Foriot, em 1789. Depois responda às questões.      
          

a)     Descreva a imagem:

R: trata-se de um senhor que, encurvado, leva dois outros homens nas costas. Ele traja roupas simples e tem feições sofridas, enquanto os dois vetem-se com luxo e têm uma postura altiva.

b)    Os personagens dessa gravura representam grupos sociais do Antigo Regime francês. Identifique cada um deles e explique como chegou à sua conclusão.

R: um dos homens que estão em cima do senhor encurvado é um nobre ( o que fica claro pelo luxo de suas vestimentas), e o outro um membro do clero ( o que se evidencia pelo crucifixo que carrega no pescoço ), em quanto o senhor encurvado que os carrega parece ser um camponês, já que se apoia em uma pá.

c)     A partir do que você estudou nesse capítulo, procure responder: que situação é retratada e criticada nesta gravura?

R: a gravura mostra que o povo, representado pelo homem que carrega nas costas o clérigo e o nobre, é que “sustenta” os privilegiados, trabalhando e pagando-lhes tributos.

d)    Em sua opinião, com qual estamento o autor dessa gravura se identificava? Justifique?

R: esperamos que o aluno, perceba que a crítica é feita do ponto de vista do terceiro estado, visto na gravura como vítima dos dois outros.

2º O que você entende por revolução?

R: Do ponto de vista histórico, a palavra revolução pode apresentar dois significados.

Pode significar, por exemplo, uma evolução de um sistema de produção, ou seja, uma transformação. Neste contexto, podemos citar a Revolução Industrial (século XVIII), quando ocorreu um avanço nos sistema de produção de mercadorias com a implantação das máquinas. Esta evolução acabou influenciando nas áreas sociais, econômicas e políticas da sociedade européia do período. 

Num outro contexto pode significar uma mudança radical como, por exemplo, na Revolução Francesa. Neste fato histórico ocorreu uma mudança radical no sistema político, econômico e social da França no século XVIII.

Obs:  Resposta pessoal. (sempre esperando o que foi trabalhado em sala).

3º Defina o Iluminismo?

R: o iluminismo foi um movimento de ideias que se desenvolveu na Europa do século XVIII, como objetivo de levar para a sociedade, a inteligência e a racionalidade para o pensamento humano.

4º Segundo Rousseau, como teria se originado a sociedade civil?

R: quando alguém se declarou proprietário de uma terra e as outras pessoas aceitaram isso.


5º Qual a opinião de Rousseau sobre a propriedade privada da terra?

R: Para ele a terra não pertence a ninguém, e seus frutos são de todos. Rousseau acha que a propriedade privada da terra trouxe “assassinatos, misérias e horrores” ao gênero humano.

Boa Sorte!!!

5 comentários:

  1. qual o titulo eu daria para essa gravura ?

    ResponderExcluir
  2. Quais são as personagens desta gravura representan os 3 estamentos do antigo regime francês

    ResponderExcluir
  3. Quais são as personagens desta gravura representan os 3 estamentos do antigo regime francês

    ResponderExcluir
  4. Quais são as personagens desta gravura representan os 3 estamentos do antigo regime francês

    ResponderExcluir