sábado, 2 de março de 2013

ATIVIDADE TRABALHADA EM SALA DE AULA.


TRABALHANDO AS QUESTÕES DO LIVRO, PÁGINA 20.

1. Você aprendeu os diferentes significados da palavra "história". Reveja as imagens das páginas 10 e 11 e escreva em seu caderno qual (quais) delas se refere (m):
a) à história contada;
R- Fotos  de livros, livros infanto-juvenis, e professor contando história (imagens 2, 3, e 5).
b) á história vivida;
R- Documentos pessoais que registram a vida das pessoas e protesto (imagens 1 e 4) .

c) à história estudada;
R- livros de história ( imagem2)

2. Como se chama os cientistas que estudam a História? Que materiais eles utilizam em sua pesquisas?

R- Chamam-se historiadores. Ele utilizam diferentes fontes históricas que podem ser escritas, sonoras, iconográficas ( imagens ) e objetos. Chamamos de fontes históricas todos os vestígios do passado do ser humano.

3- O que são calendários?
R- São sistemas de medir o tempo.
5. Cite pelo menos dois povos ou religiões que utilizam ou utilizaram calendários diferentes do calendário cristão.

R- os judeus, os mulçumanos e os astecas.
                              
5. Com base na linha do tempo apresentada na página 18, responda em seu caderno:

a) Quais são os períodos em que está dividida a história?

R- Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

b) Quais são os fatos ou eventos que indicam o início e o fim de cada período?

R- A Pré-história abrange toda a História da humanidade antes da invenção da escrita; a Idade Antiga vai do surgimento da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente; a Idade Média vai da desagregação do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos; a Idade Moderna vai da queda de Constantinopla até o início da Revolução Francesa; a Idade Contemporânea vem da Revolução Francesa aos dias atuais.

c) Essa divisão é válida para toda a humanidade? Por quê?
R- Não. Com exceção  da invenção da escrita, que ocorreu em diferentes lugares e épocas, os outros marcos históricos dizem respeito apenas da História da Europa.



História: é tudo o que aconteceu no passado da espécie humana.

Apenas o ser humano faz sua história, somente ele e capaz de transformar sua própria vida e a vida dos outros de acordo com seus interesses e suas necessidades.

História Vivida:

História contada por familiares: fotos, memórias, relatos de pessoas, filmes...

Pesquisar nosso passado é uma forma de saber quem somos, por que pensamos e vivemos dessa maneira.

Entender por que nossa cidade tem determinadas características ou que nosso país se desenvolve de um jeito e não de outro.

Quanto tempo o tempo tem?

O tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem.

Divisão do tempo

Calendário: é a divisão do tempo em dias meses, determinando o inicio, o fim e a duração de um ano.

Calendário Cristão.

Calendário Mulçumano.

Calendário Maia.

Calendário Judeu.

Medidas de tempo

Século: conjunto de cem anos.

Décadas: conjunto de dez anos

Milênio: conjunto de mil anos.

a.C: Antes de Cristo

d.C:  Depois de Cristo.

Calculando o século

Se uma data não termina em 00, você retira os dois últimos algarismos e acrescenta + 1.

Exemplo

1950: 1950 - 19 + 1= 20 séc. XX

2010: 2010 – 20 + 1 = 21 séc. XXI

2013: 2013 – 20 + 1 = 21 séc. XXI

1570: 1570 – 15 + 1 = 16 séc. XVI

  

Toda data entre 1 e 100 pertencem o século I

Século só se registra em algarismos romanos.

Tempo Histórico: Periodização Histórica: é a divisão do tempo histórico em fases.

Marcos histórico: são eventos que separam um período do outro.


Divisão da história segundo os europeus.

Pré-história: surgimento do homem (100.000 a.C) até a invenção da escrita (+ ou – 4000 a.C)

Idade Antiga: da invenção da escrita (+ ou – 4000 a.C) até a Queda do Império Romano do Ocidente ( 476).

Idade Média: a Queda do Império Romano do Ocidente ( 476) até a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.

Idade Moderna: da tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453 até o início da Revolução Francesa em 1789.

Idade Contemporânea: vai da Revolução Francesa em 1789 até os dias atuais


Queridos alunos como foi mostrado em sala de aula ai vai um exemplo de uma linha do tempo pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário